fbpx

2022 – Autismo: as disfunções sensoriais, a comunicação e a alimentação sob o olhar da Integração Sensorial – Online

Introdução

Curso O Autismo: as disfunções sensoriais, a comunicação e a alimentação sob o olhar da Integração Sensorial.

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio neurológico caracterizado por alterações na comunicação social e restrições de padrões de comportamento, interesse e atividades (American Psychiatric Association, 2013). Existem evidências que as disfunções sensoriais estão associadas com as características principais do TEA e com a gravidade do quadro do autismo. O enfoque deste curso é mostrar como os problemas sensoriais podem influenciar e comprometer o desempenho dessas crianças no ambiente escolar, familiar e social. As disfunções sensoriais alteram todo sistema de auto regulação, e afetam o desenvolvimento das atividades básicas (alimentação, higiene, vestuário, atividades do cotidiano), destrezas motoras (andar, pular, correr, manipular objetos e brinquedos), e a comunicação e interação social (fala e linguagem). A Integração sensorial é uma técnica de tratamento que foi preconizada pela terapeuta ocupacional norte americana Jean Ayres e visa estudar o processamento, integração e organização de informações sensoriais. É uma abordagem terapêutica que vem sendo praticada e comprovada a sua eficácia no tratamento das disfunções sensoriais em crianças com TEA.

Objetivos
  1. Apresentar os fundamentos teóricos da Integração Sensorial;
  2. Identificar as disfunções sensoriais que interferem nas atividades cotidianas da criança autista (casa, escola e comunidade);
  3. Estabelecer os princípios terapêuticos na Terapia Ocupacional e na Fonoaudiologia para a intervenção da criança autista com disfunções sensoriais;
  4. Apresentar estratégias sensoriais que facilitem a organização do comportamento e a aquisição das habilidades que estão relacionadas ao desenvolvimento global.
Data, Horário e Local

Dias e Horas (28 horas):
Dia 05/08 (sexta) – horário das 14:00 as 19:00
Dia 06/08 (sábado) – horário das 08:00 as 13:00
Dia 07/08 (domingo) – horário das 08:00 as 12:00
Dia 12/08 (sexta) – horário das 14:00 as 19:00
Dia 13/08 (sábado) – horário das 08:00 as 13:00
Dia 14/08 (domingo) – horário das 08:00 as 12:00

Parte I:
• Transtorno do Espectro Autista (TEA)
• Sobre o autismo: descrição clínica DSM V; prevalência; características diagnósticas; transtornos globais do desenvolvimento; características associadas; intervenções

Parte II: Introdução à Integração Sensorial
• Da teoria à prática terapêutica
• Conceitos fundamentais da Integração sensorial: a informação sensorial, a integração sensorial e a resposta adaptativa; experiências significativas para o desenvolvimento; o brincar.
• Os sete sentidos sensoriais e as características típicas na criança autista

Parte III:
• Aspectos do desenvolvimento sensorial da criança autista
• Disfunções sensoriais no autismo: sua manifestação nos sistemas vestibular, visual, auditivo, olfativo, gustativo, proprioceptivo e tátil e padrões comuns de disfunções na modulação sensorial (hipo, hiper, misto e flutuante) de discriminação sensorial e na práxis.

Parte IV:
• Descobrindo os problemas sensoriais no indivíduo com autismo
• Comportamentos típicos em diferentes contextos: como identificar a disfunção sensorial

Parte V: Intervenção na Terapia Ocupacional.

Parte VI: Comunicação
• Aspectos da Linguagem: imitação; atenção compartilhada e capacidade de brincar com objetos na criança com autismo.
• Aspectos da fala: função motora.

Parte VII: Desenvolvimento da alimentação
• Evolução do sistema motor oral.
• Aspectos que influenciam no processo da alimentação:
– Habilidades motoras orais: fase da deglutição
– Rotinas e hábitos: ambiente e a cultura familiar
• Processamento sensorial e alimentação.

Parte VIII: Disfunção sensorial e o impacto na alimentação da criança com autismo.

Parte IX: Processo da Avaliação fonoaudiológica (aspectos relevantes na avaliação fonoaudiológica).

Parte X: Intervenção fonoaudiológica no autismo
• Terapia
– Alimentação
– Comunicação

Parte XI: Estratégias sensoriais e adequações no ambiente familiar e escolar.

  • Aulas 100% ao vivo através de videoconferência.
  • Aulas teóricas online.
  • Interação simultânea entre alunos e professores durante as aulas.
  • Fisioterapeuta
  • Fonoaudiólogo
  • Médico
  • Psicólogo
  • Terapeuta Ocupacional
  • Nutricionista
  • Estudante de último ano das graduações acima

Para Estudante de último ano da graduação: Obrigatório anexar no formulário de inscrição declaração de vínculo com a faculdade, onde declara estar cursando último ano da graduação, em timbrado da universidade, com assinatura do coordenador ou responsável na faculdade.

  • Apostila digital enviada antes do início das aulas;
  • Certificado digital enviado após a conclusão do curso (haverá registro de presença digital).

Não há pré-requisito.

Altamente recomendado o conhecimento em Integração Sensorial.

Investimento

Lista de espera: Registre seu interesse para vagas remanescentes ou próximas turmas.

Boleto (enviado por e-mail)

R$ 2.251,00 – BOLETO à vista para 06/12 de 2021

R$ 2.370,00 – BOLETO parcelado em 8X para os dias 09/12/2021, 12/01, 11/02, 11/03, 11/04, 11/05, 13/06, 11/07 de 2022.

Cartão de Crédito via PagSeguro (link enviado por e-mail após recebimento inscrição e conferência dos documentos):

R$ 2.370,00 – CARTÃO DE CRÉDITO parcelado em até 6X sem juros (via PagSeguro)

R$ 2.370,00 – CARTÃO DE CRÉDITO parcelado de 7 a 12X com juros (3,99% ao mês – via PagSeguro)

EX-ALUNO – PAGAMENTO EXCLUSIVO POR BOLETO:

R$ 2.133,00 à vista ou parcelado em até 8X para os dias 09/12/2021, 12/01, 11/02, 11/03, 11/04, 11/05, 13/06, 11/07 de 2022.

NA OPÇÃO BOLETO, AS PARCELAS SÃO DECRESCENTES COM O PASSAR DOS MESES. QUANTO MAIS PRÓXIMA A DATA DE REALIZAÇÃO DO CURSO, MENOR O NÚMERO DE PARCELAS. DEIXANDO PARA SE INSCREVER NO ÚLTIMO MÊS, O PAGAMENTO PASSA A SER EXCLUSIVAMENTE A VISTA. O encerramento das inscrições está previsto para 30 dias antes da realização do curso ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

Sobre as Ministrantes
null

Lígia Maria de Godoy Carvalho

Terapeuta Ocupacional
Sandra Prestes Lazzari Smaira - Fonoaudióloga

Sandra Prestes Lazzari Smaira

Fonoaudióloga