3 ERROS na Integração Sensorial
3 ERROS na Integração Sensorial
É muito comum na prática clínica do terapeuta ocupacional ter dúvidas na hora de aplicar a Integração Sensorial de Ayres. Você, que acompanha a Ludens Cursos, já deve ter percebido que trazemos sempre informações para ampliar o seu conhecimento e incentivar sua busca por capacitação nessa área que tem crescido nos últimos anos de forma exponencial.
Então se você ainda comete esses erros abaixo, saiba que você não está sozinho. Trazemos 3 dicas para te ajudar a superar algumas situações no seu dia a dia com seu paciente. E lembre-se sempre: não deixe de estudar e colocar a mão na massa, pois é disso que depende um atendimento assertivo.
1- Tratar a disfunção sensorial de defensividade tátil dando estímulos sensoriais para “dessensibilizar” (termo que não usamos na IS)
Dica: nessa disfunção, o sistema tátil já está sensibilizado e temos que usar estímulos que não o agridam mais. Inicie com estímulos como tato pressão, materiais secos (grãos), massa terapêutica com maior resistência e, gradativamente, introduza materiais com diferentes texturas.
2- Usar equipamentos suspensos (balanços, plataformas e redes) em altura inadequada
Dica: os equipamentos suspensos devem estar no máximo a 30 cm do chão, com tatames espumados abaixo, garantindo a segurança e a efetividade do estímulo vestibular. Em crianças que apresentam Insegurança Gravitacional, o equipamento poderá ser colocado até 10 cm do chão.
3- Criar e usar dietas sensoriais como uma “receita de bolo”
Dica: cada criança pode ter a indicação de uma dieta sensorial específica que será prescrita por um terapeuta ocupacional habilitado. Ele irá avaliar suas necessidades sensoriais a partir de uma avaliação e de acordo com suas demandas contextuais.