Introdução
O transtorno do espectro autista (TEA) é uma disfunção , cuja incidência aumentou de forma extremamente significativa no mundo. Atualmente é 1 para cada 58 crianças, segundo informações do CDC-USA, 2020). Dentre as disfunções apresentadas no TEA, estão a dificuldade na comunicação, socialização, disfunções sensoriais e motoras, resultando na alteração da funcionalidade e das condições osteomioarticulares. Cada vez mais os profissionais que atuam nas disfunções motoras (Fisioterapeuta, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional) tem recebido para tratamento crianças dentro do espectro autista, fazendo com que estes profissionais desenvolvam metodologias e tenham um olhar diferenciado sobre a execução dos movimentos nestes pacientes. Para uma avaliação minuciosa e clara, quanto as reais condições motoras, considerando os pontos fortes e fracos, se faz necessário um conhecimento de como abordar esta criança, como tocar e como conduzir suas ações para que ela seja capaz de demonstrar suas reais habilidades e defasagens. Este curso tem como objetivo capacitar os profissionais para uma avaliação eficaz à ponto de estimular o raciocínio clínico, traçando assim objetivos claros e mensuráveis dentro das respectivas áreas.
Objetivo
- Fornecer conhecimento teórico sobre o transtorno do espectro autista (TEA);
- Desenvolver no profissional a capacidade para lidar com as diferentes disfunções apresentadas pela criança com autismo durante a avaliação;
- Desenvolver o olhar do profissional, através da metodologia do raciocínio clínico, para que ao final da avaliação os objetivos do tratamento sejam claros e mensuráveis.
Autismo e evidências clínicas
• Etiologia
• Incidência
• Fisiopatologia
• Características clínicas
• Disfunções neuro sensório motoras no TEA
• Planejamento motor e execução motora
• Estrutura de raciocínio clínico
• Metodologia para desenvolvimento de objetivos de tratamento
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Aulas 100% ao vivo através de videoconferência; Aulas teóricas online; Interação simultânea entre alunos e professores durante as aulas.
• Fisioterapia
• Educação Física
• Terapia Ocupacional
• Médico
• Estudante de último ano das graduações acima
Para Estudante de último ano da graduação: Obrigatório anexar no formulário de inscrição declaração de vínculo com a faculdade, onde declara estar cursando último ano da graduação, em timbrado da universidade, com assinatura do coordenador ou responsável na faculdade.
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Apostila digital enviada antes do início das aulas;
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Certificado digital enviado após a conclusão do curso (haverá registro de presença digital).
Ser graduado ou estar cursando o último ano das disciplinas listadas no publico alvo.
RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS PARA PARTICIPAÇÃO EM QUALQUER CURSO ON-LINE:
Um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet, endereço eletrônico (e-mail) o mesmo fornecido na inscrição, e boa conexão de internet (recomendável mínimo de 10 mega).
OBRIGATÓRIO: Possuir uma webcam / câmera para verificação de presença virtual, e microfone para interação durante as aulas (recursos estes que podem estar disponíveis no computador ou dispositivos moveis que o aluno já possua).
Sobre a Ministrante
Graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1994), especialização em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil (1996), mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2000), formação Mastermind Lince (2017). Coordenadora do Curso de Fisioterapia (2002 a 2013) e professora titular da disciplina de Fisioterapia Neurofuncional da Fundação Hermínio Ometto – UNIARARAS desde 1999. Sócia proprietária da Clínica Ludens – Núcleo Terapêutico e de Desenvolvimento Humano. Certificação Internacional nos módulos I e IV de Integração Sensorial pela University South of California. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia, Integração Sensorial, Método Neuroevolutivo – BOBATH, Protocolo Pediasuit, atividade motora, desenvolvimento infantil e desenvolvimento motor, doenças do sistema nervoso central e periférico.
BAYLEY III – Escala de Desenvolvimento para Bebês e Crianças
Bases da Integração Sensorial para a formação profissional no Método TheraSuit/LLC