
Introdução
As habilidades viso-motoras são fundamentais para o desenvolvimento da práxis, função essa que envolve as atividades da vida diária, do brincar e principalmente as atividades acadêmicas quando falamos da criança na fase pré-escolar e de alfabetização em que a aquisição da leitura e escrita são primordiais.
Crianças com os diagnósticos como Distúrbio de aprendizagem, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), Transtorno do processamento sensorial (TPS), Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC), Distúrbios neurológicos e sindrômicos poderão ter desordens que afetarão o desenvolvimento das habilidades percepto-viso motoras.
A população pediátrica com esses diagnósticos e que apresentam alterações nas habilidades viso-motoras buscam o profissional da Terapia Ocupacional para o tratamento dessas disfunções. Dessa forma, é importante e necessário que os profissionais estejam treinados e habilitados ao uso de testes estandartizados para que após a sua aplicação e com o raciocínio clínico interpretativo sejam capazes de traçar objetivos de tratamento consistentes, desenvolver um plano de intervenção e medir os resultados ao longo do tempo.
Os terapeutas que trabalham na área pediátrica necessitam de instrumentos avaliativos que os auxiliem na detecção das dificuldades específicas relacionadas ao desenvolvimento visual e motor para que na intervenção terapêutica os objetivos de tratamento, plano e estratégias de tratamento sejam mais assertivos. Para tanto, os terapeutas devem aprender a administrar avaliações padronizadas, desde a sua aplicação, pontuação e interpretação dos dados obtidos.
A avaliação Berry – Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration (BERRY VMI), internacionalmente conhecida por décadas de pesquisa e uso clínico, o BERRY- VMI, sexta edição, nos auxilia na avaliação das habilidades viso-motoras e na verificação dos impactos quando essa integração não ocorre de maneira desejada. Terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, e médicos pediatras poderão se beneficiar com o uso e resultados do BERRY VMI.
Os testes são apresentados em Short Format (frequentemente usado com crianças de 2 a 7 anos de idade) e Full Format aplicado com crianças a partir de 2 anos de idade até adultos com 99 anos de idade). Os testes Viso Motor e de Coordenação Motora são compostos por uma sequência de formas geométricas aplicadas de acordo com a idade e a fase do desenvolvimento e devem ser imitadas ou copiadas usando papel e lápis. Já no teste de Percepção Visual uma série de figuras são apresentadas gradativamente e a identificação visual da figura equivalente é solicitada.
Objetivo
• Introduzir os conceitos do desenvolvimento visual e motora que compõe a habilidade viso-motora;
• Aprender a administrar, pontuar e interpretar as provas do teste Beery-VMI;
• Desenvolver o raciocínio clínico e identificar dificuldades significativas na integração viso-motora;
• Estabelecer indicativos preliminares e metas para o tratamento das disfunções das habilidades Viso motoras;
• Sugerir métodos e atividades para a terapêutica das disfunções viso motoras.
Teórico:
• Breve revisão dos conceitos que compõem as habilidades Viso motoras, percepção visual e de coordenação motora;
• Desenvolvimento visual e motor: sistema visual, coordenação motora e integração viso motora;
• Apresentação do teste Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration, sexta edição (BEERY ™ VMI);
• Apresentação das características aplicativas de cada domínio: Viso motor/Percepção visual/ Coordenação Motora;
• Administração, pontuação e interpretação do teste Beery- VMI;
• Vídeo da administração nos 3 domínios.
Prático:
• Demonstração do material utilizado para a aplicação da avaliação;
• Treinamento da aplicação de cada domínio, administração, pontuação e interpretação usando o manual Berry VMI (em duplas);
• Demonstração da administração em uma criança pela instrutora;
• Raciocínio clínico de diferentes perfis de resultados;
• Relatório clínico conclusivo qualitativo e quantitativo.
Aula teórica e treinamento prático presencial para aprendizagem dos 3 domínios do teste. Demonstração da aplicação do teste pela instrutora com criança e treino em dupla pelos participantes.
- Terapeuta Ocupacional
- Fisioterapeuta
- Fonoaudiólogo
- Pedagogo
- Psicopedagogo
- Psicólogo
- Neuropsicólogo
- Médico pediatra
Apostila impressa, entregue no primeiro dia do curso (em português).
IMPORTANTE: O kit original do teste estará disponível durante o curso para uso durante o treinamento, porém NÃO está incluso no material entregue aos alunos. Aos alunos interessados pela compra, podem adquirir o kit do teste diretamente com as empresas que o comercializam fora do Brasil (atualmente, material disponível em inglês ou espanhol).
Graduados. Vide descritivo em público alvo.
Sobre a Ministrante
Lígia Maria de Godoy Carvalho possui uma trajetória acadêmica e profissional notável na área de Terapia Ocupacional. Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas, ampliou seus conhecimentos com o título de Mestre e Especialista em Educação Física Adaptada, conferido pela Unicamp. Além disso, também se especializou em Terapia da Mão pela USP, demonstrando amplo interesse na área de reabilitação física.
Formação Especializada e Certificações
- Método Bobath: Lígia é formada no Método Bobath Infantil e em Hemiplegia do Adulto, tanto em nível básico quanto avançado.
- Integração Sensorial: Ela possui certificação completa em Integração Sensorial, obtida na WPS, Universidade do Sul da Califórnia. Além disso, completou o Curso Profissional Avançado de Excelência em Integração Sensorial, Modelo MAGO – Modelo de Análise e Guia de Observação/Tratamento, certificado pela Therapy West, Inc. em Los Angeles, Califórnia.
Atuação Acadêmica
Além de sua prática clínica, Lígia é ativa na educação de futuros terapeutas. Atualmente, é docente do curso introdutório de Integração Sensorial nos distúrbios neurológicos e de aprendizagem. Também é docente convidada nas especializações em Neurologia Infantil na Unicamp e UFSCAR.
Publicações
Lígia é autora de contribuições significativas no campo dos estudos sobre terapia ocupacional:
- Participou do livro “Lúdico, Educação e Educação Física” (Unijuí, 1999) com o capítulo “A atividade lúdica no processo terapêutico.”
- Escreveu o capítulo “Terapia Ocupacional na Reabilitação de Pacientes Neurológicos Adultos” no livro “Terapia Ocupacional – Reabilitação Física e Contextos Hospitalares” (Roca, 2004).
Cursos Ministrados
Lígia oferece variados cursos que abrangem desde fundamentos até práticas avançadas na integração sensorial:
- Integração Sensorial: dos princípios teóricos às especificidades da técnica – Este curso aborda desde os conceitos fundamentais até as técnicas específicas empregadas na prática de Integração Sensorial.
- Espaço Terapêutico e Raciocínio Clínico a partir da Experiência Prática em Integração Sensorial – Enfatiza o desenvolvimento do raciocínio clínico com base na experiência prática em ambientes terapêuticos.
- O Autismo: as disfunções sensoriais, a comunicação e a alimentação sob o olhar da Integração Sensorial – Oferece uma visão integrada das dificuldades sensoriais enfrentadas por indivíduos com autismo, particularmente em áreas de comunicação e alimentação.
- Integração Sensorial: Do processo de avaliação ao Raciocínio Clínico – Foca na transição do processo avaliativo para o desenvolvimento de um raciocínio clínico robusto.
- Movement ABC-2 – Movimento e Avaliação de Crianças – Curso orientado para a avaliação das habilidades motoras em crianças usando a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças.
- Cuidar e Educar: o desafio para pais e professores de crianças especiais – Possibilita aos pais e professores estratégias práticas para lidar com desafios na educação e cuidado de crianças com necessidades especiais.
- Bases da Integração Sensorial para a formação profissional no Método TheraSuit/LLC – Focus no Método TheraSuit e suas aplicações práticas na terapia ocupacional, particularmente em contextos de reabilitação.