2025 – Beery VMI - Teste da Integração Viso-motora - Presencial - Campinas - Ludens Cursos

2025 – Beery VMI – Teste da Integração Viso-motora – Presencial – Campinas

Botão promocional do curso "Beery VMI - Teste da Integração Viso-Motora". Datas: 27 e 28 de junho de 2025 em Campinas-SP, das 08h às 16h. Curso presencial com imagem de uma criança escrevendo e Logotipo da Ludens Cursos no rodapé.
Introdução

As habilidades viso-motoras são fundamentais para o desenvolvimento da práxis, função essa que envolve as atividades da vida diária, do brincar e principalmente as atividades acadêmicas quando falamos da criança na fase pré-escolar e de alfabetização em que a aquisição da leitura e escrita são primordiais.

Crianças com os diagnósticos como Distúrbio de aprendizagem, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), Transtorno do processamento sensorial (TPS), Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC), Distúrbios neurológicos e sindrômicos poderão ter desordens que afetarão o desenvolvimento das habilidades percepto-viso motoras.

A população pediátrica com esses diagnósticos e que apresentam alterações nas habilidades viso-motoras buscam o profissional da Terapia Ocupacional para o tratamento dessas disfunções. Dessa forma, é importante e necessário que os profissionais estejam treinados e habilitados ao uso de testes estandartizados para que após a sua aplicação e com o raciocínio clínico interpretativo sejam capazes de traçar objetivos de tratamento consistentes, desenvolver um plano de intervenção e medir os resultados ao longo do tempo.

Os terapeutas que trabalham na área pediátrica necessitam de instrumentos avaliativos que os auxiliem na detecção das dificuldades específicas relacionadas ao desenvolvimento visual e motor para que na intervenção terapêutica os objetivos de tratamento, plano e estratégias de tratamento sejam mais assertivos. Para tanto, os terapeutas devem aprender a administrar avaliações padronizadas, desde a sua aplicação, pontuação e interpretação dos dados obtidos.

A avaliação Berry – Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration (BERRY VMI), internacionalmente conhecida por décadas de pesquisa e uso clínico, o BERRY- VMI, sexta edição, nos auxilia na avaliação das habilidades viso-motoras e na verificação dos impactos quando essa integração não ocorre de maneira desejada. Terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, e médicos pediatras poderão se beneficiar com o uso e resultados do BERRY VMI.

Os testes são apresentados em Short Format (frequentemente usado com crianças de 2 a 7 anos de idade) e Full Format aplicado com crianças a partir de 2 anos de idade até adultos com 99 anos de idade). Os testes Viso Motor e de Coordenação Motora são compostos por uma sequência de formas geométricas aplicadas de acordo com a idade e a fase do desenvolvimento e devem ser imitadas ou copiadas usando papel e lápis.  Já no teste de Percepção Visual uma série de figuras são apresentadas gradativamente e a identificação visual da figura equivalente é solicitada.

Objetivo

•     Introduzir os conceitos do desenvolvimento visual e motora que compõe a habilidade viso-motora;

•     Aprender a administrar, pontuar e interpretar as provas do teste Beery-VMI;

•     Desenvolver o raciocínio clínico e identificar dificuldades significativas na integração viso-motora;

•     Estabelecer indicativos preliminares e metas para o tratamento das disfunções das habilidades Viso motoras;

•    Sugerir métodos e atividades para a terapêutica das disfunções viso motoras.

Teórico:

•     Breve revisão dos conceitos que compõem as habilidades Viso motoras, percepção visual e de coordenação motora;

•     Desenvolvimento visual e motor: sistema visual, coordenação motora e integração viso motora;

•     Apresentação do teste Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration, sexta edição (BEERY ™ VMI);

•     Apresentação das características aplicativas de cada domínio: Viso motor/Percepção visual/ Coordenação Motora;

•     Administração, pontuação e interpretação do teste Beery- VMI;

•     Vídeo da administração nos 3 domínios.

Prático:

•     Demonstração do material utilizado para a aplicação da avaliação;

•     Treinamento da aplicação de cada domínio, administração, pontuação e interpretação usando o manual Berry VMI (em duplas);

•     Demonstração da administração em uma criança pela instrutora;

•     Raciocínio clínico de diferentes perfis de resultados;

•     Relatório clínico conclusivo qualitativo e quantitativo.

Aula teórica e treinamento prático presencial para aprendizagem dos 3 domínios do teste. Demonstração da aplicação do teste pela instrutora com criança e treino em dupla pelos participantes.

  • Terapeuta Ocupacional
  • Fisioterapeuta
  • Fonoaudiólogo
  • Pedagogo
  • Psicopedagogo
  • Psicólogo
  • Neuropsicólogo
  • Médico pediatra

Apostila impressa, entregue no primeiro dia do curso (em português).

IMPORTANTE: O kit original do teste estará disponível durante o curso para uso durante o treinamento, porém NÃO está incluso no material entregue aos alunos. Aos alunos interessados pela compra, podem adquirir o kit do teste diretamente com as empresas que o comercializam fora do Brasil (atualmente, material disponível em inglês ou espanhol).

Graduados. Vide descritivo em público alvo.

Data, Horário e Local

CURSO PRESENCIAL – CAMPINAS – SP – Inscrições Abertas

TURMA 2 – JUNHO  2025 

Dias: 27 e 28 de junho de 2025 (sexta e sábado)

Horário: nos dois dias, das 8 às 16 horas

Local: Á definir

Carga horária: 14 horas.

Investimento

R$ 1.851,00 à vista com desconto via PIX

em até 6 x R$ 324,83 no boleto (datas e parcelas vide formulário)
Total R$ 1.949,00

6x R$ 324,83 sem juros
no cartão de crédito (via PagSeguro)
Total R$ 1.949,00

Em até 12 x R$ 145,39* no cartão de crédito via Pagseguro
parcelado de 7 a 12X com juros (*3,99% ao mês do PagSeguro)

• Na opção boleto, as parcelas são decrescentes com o passar dos meses. Quanto mais próxima a data de realização do curso, menor o número de parcelas. Deixando para se inscrever no último mês o pagamento será exclusivamente à vista.

 

O encerramento das inscrições está previsto para 30 dias antes da realização do curso ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

Ligia-Maria-de-Godoy-Carvalho-Terapeuta-Ocupacional-Integracao-Sensorial

Lígia Maria de Godoy Carvalho

Terapeuta Ocupacional
Sobre a Ministrante

Lígia Maria de Godoy Carvalho possui uma trajetória acadêmica e profissional notável na área de Terapia Ocupacional. Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas, ampliou seus conhecimentos com o título de Mestre e Especialista em Educação Física Adaptada, conferido pela Unicamp. Além disso, também se especializou em Terapia da Mão pela USP, demonstrando amplo interesse na área de reabilitação física.

Formação Especializada e Certificações

  • Método Bobath: Lígia é formada no Método Bobath Infantil e em Hemiplegia do Adulto, tanto em nível básico quanto avançado.
  • Integração Sensorial: Ela possui certificação completa em Integração Sensorial, obtida na WPS, Universidade do Sul da Califórnia. Além disso, completou o Curso Profissional Avançado de Excelência em Integração Sensorial, Modelo MAGO – Modelo de Análise e Guia de Observação/Tratamento, certificado pela Therapy West, Inc. em Los Angeles, Califórnia.

Atuação Acadêmica

Além de sua prática clínica, Lígia é ativa na educação de futuros terapeutas. Atualmente, é docente do curso introdutório de Integração Sensorial nos distúrbios neurológicos e de aprendizagem. Também é docente convidada nas especializações em Neurologia Infantil na Unicamp e UFSCAR.

Publicações

Lígia é autora de contribuições significativas no campo dos estudos sobre terapia ocupacional:

  • Participou do livro “Lúdico, Educação e Educação Física” (Unijuí, 1999) com o capítulo “A atividade lúdica no processo terapêutico.”
  • Escreveu o capítulo “Terapia Ocupacional na Reabilitação de Pacientes Neurológicos Adultos” no livro “Terapia Ocupacional – Reabilitação Física e Contextos Hospitalares” (Roca, 2004).

Cursos Ministrados

Lígia oferece variados cursos que abrangem desde fundamentos até práticas avançadas na integração sensorial:

  1. Integração Sensorial: dos princípios teóricos às especificidades da técnica – Este curso aborda desde os conceitos fundamentais até as técnicas específicas empregadas na prática de Integração Sensorial.
  2. Espaço Terapêutico e Raciocínio Clínico a partir da Experiência Prática em Integração Sensorial – Enfatiza o desenvolvimento do raciocínio clínico com base na experiência prática em ambientes terapêuticos.
  3. O Autismo: as disfunções sensoriais, a comunicação e a alimentação sob o olhar da Integração Sensorial – Oferece uma visão integrada das dificuldades sensoriais enfrentadas por indivíduos com autismo, particularmente em áreas de comunicação e alimentação.
  4. Integração Sensorial: Do processo de avaliação ao Raciocínio Clínico – Foca na transição do processo avaliativo para o desenvolvimento de um raciocínio clínico robusto.
  5. Movement ABC-2 – Movimento e Avaliação de Crianças – Curso orientado para a avaliação das habilidades motoras em crianças usando a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças.
  6. Cuidar e Educar: o desafio para pais e professores de crianças especiais – Possibilita aos pais e professores estratégias práticas para lidar com desafios na educação e cuidado de crianças com necessidades especiais.
  7. Bases da Integração Sensorial para a formação profissional no Método TheraSuit/LLC – Focus no Método TheraSuit e suas aplicações práticas na terapia ocupacional, particularmente em contextos de reabilitação.

Oi, tudo bem? Posso ajudar?