Data, Horário e Local
CURSO HIBRIDO – ON-LINE E PRESENCIAL PRÁTICO
TURMA OUTUBRO 2023 – INSCRIÇÕES ABERTAS
Dias:
17 a 21/10 (online) + 28 e 29/10 (prática)
PARTE ONLINE
17/10 (terça) – das 19 as 22 horas
18/10 (quarta) – das 19 as 22 horas
19/10 (quinta) – das 19 as 22 horas
20/10 (sexta) – das 18 as 22 horas
21/10 (sábado) – das 08 as 16 horas
PARTE PRESENCIAL/PRÁTICA
28/10 (sábado) – das 08:30 as 17:30 horas
29/10 (domingo) – das 08:00 as 12:00 horas
Local:
HOTEL NACIONAL INN CAMPINAS
Av. Benedicto de Campos, 35
Bairro Jardim do Trevo
Campinas SP / CEP: 13030-100
Carga Horária: 32 horas
VAGAS LIMITADAS
Investimento
INSCRIÇÕES ABERTAS OUTUBRO 2023
INVESTIMENTO – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
R$ 2.370,00 à vista com desconto
no boleto para 15/08/2023
3 x R$ 916,66 no boleto
para os dias 15/08, 15/09 e 05/10 de 2023
Total R$ 2.750,00
6x 458,33 sem juros
no cartão de crédito (via PagSeguro)
Total R$ 2.750,00
Em até 12 x R$ 257,95* no cartão de crédito via Pagseguro
parcelado de 7 a 12X com juros (*3,99% ao mês do PagSeguro)
• Na opção boleto, as parcelas são decrescentes com o passar dos meses. Quanto mais próxima a data de realização do curso, menor o número de parcelas. Deixando para se inscrever no último mês o pagamento será exclusivamente à vista.
O encerramento das inscrições está previsto para 30 dias antes da realização do curso ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.
Parte I – Aspectos conceituais e fases do processo de avaliação
1- Conceituação, análise e interpretação das Avaliações sensório motoras em Integração sensorial;
2- Fases do processo avaliativo:
2.1 – Anamnese ocupacional e COPM: entrevista inicial que envolve a coleta de dados com informações que contribuem para o diagnóstico sensorial e identificação das dificuldades no desempenho ocupacional na perspectiva dos pais e ou cuidadores;
2.2 – Análise dos questionários complementares como o perfil sensorial 2 (Winnie Dunn, 2014) e Sensory Measure Profile SPM – Medida do Processamento Sensorial SPM (Diane Parham, 2010);
2.3- Introdução aos Testes Estandardizados e as respectivas funções qualitativas e quantitativas e sua importância no processo de avaliação da Integração Sensorial;
2.3.1 Observações Clínicas Sensório Motoras – Avaliação e aplicação clínica em crianças com dificuldades no desenvolvimento e processamento sensorial (segundo Blanche, Reinoso e Kiefer)
2.3.2 Comprehensive Observation of Proprioception – COP (Segundo Blanche, Reinoso, Bodison and Chang, 2012) – Compreensão das Observações sobre Propriocepção;
2.3.3 Bayley 4 (Nancy Bayley,2019) – Escalas Bayley de desenvolvimento do bebê e da criança pequena (16 dias a 42 meses);
2.3.4 Teste de Proficiência Motora (BOT™-2) (4 anos a 21 anos e 11 meses) (Bruininks-Oseretsky,2005);
2.3.5 Movement Assessment Battery for Children, 2nd Edition (Movement ABC-2) (3 anos a 16 anos e 11 meses) – Henderson, Sugden e Barnett, 2007;
2.3.6 Beery VMI (2 anos a 99 anos e 11 meses) – Beery, Buktenica e Beery, 2006;
2.3.7 TVPS-4 Test of Visual Perceptual Skills (4 anos a 18 anos e 11 meses) – Martin, 2017;
2.3.8 McMaster
3. Observações Clínicas Não Estruturadas: capacitação do Terapeuta Ocupacional para as Observações Clínicas não estruturadas e análise dos aspectos sensório motores e comportamentos sensoriais do paciente dentro do espaço terapêutico de Integração Sensorial;
Parte II – Análise do processo de Avaliação
1- A utilização do Espaço destinado para a prática da Integração Sensorial como um recurso para que o terapeuta possa detectar as dificuldades que a criança apresenta a partir de seus aspectos clínicos motores e sensoriais;
2- Compilação das etapas realizadas durante a avaliação e análise dos dados para gerar a hipótese diagnóstica em Integração Sensorial;
3- Refletir e analisar os impactos funcionais para o desenvolvimento global a partir das investigações clínicas em Integração Sensorial;
4- Formalização dos Relatórios.
Parte III – Raciocínio Clínico
1- Análise e discussão dos achados da investigação clínica no processo de avaliação;
2- Classificação das Disfunções de processamento sensorial e suas implicações de acordo com a complexidade de cada sujeito avaliado;
3- Indicativos dos objetivos e planos terapêuticos a partir do raciocínio clínico estabelecido para cada caso.
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Aulas teóricas e práticas;
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Uso de materiais multimídia (vídeos e slides) para análise de avaliações reais;
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Prática no Espaço Terapêutico para leitura e análise dos aspectos clínicos relevantes de cada equipamento;
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Trabalho em grupo para análise e confecção de Relatório Terapêutico Ocupacional;
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Uso de materiais multimídia para análise de vídeos de avaliações dos ministrantes e dos alunos participantes que tenham interesse em trazer.
Terapeutas Ocupacionais que já tenham cursado:
Curso introdutório em Integração Sensorial ou Certificação em Integração Sensorial concluída ou em andamento (vide descrição em pré-requisitos).
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Apostila
PRÉ-REQUISITOS: O participante deve ter cursado algum destes cursos (necessário comprovação): Curso introdutório em Integração Sensorial ou Certificação em Integração Sensorial concluída ou em andamento. Este é um curso avançado de Integração Sensorial. Por isso é necessário conhecimento prévio. Requisito obrigatório: Apresentação de certificado emitido por empresa idônea contendo mínimo de 24 horas de carga horária. Junto ao certificado apresentado, deve conter o conteúdo programático para verificação. Certificado sujeito à aprovação. Para este pré-requisito serão considerados cursos que atendam exigência mínima de conteúdo preliminar visando máximo aproveitamento do curso avançado, e que exista a presença mesmo que online de um instrutor qualificado, garantindo o aprendizado. Cursos com perfil autodidata, gravados integralmente ou apostilados, não serão aceitos para esta exigência.
Para acesso à plataforma de ensino virtual o aluno deverá providenciar obrigatoriamente:
- Um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet,
- Endereço eletrônico (e-mail) o mesmo fornecido na inscrição,
- Boa conexão de internet (recomendável mínimo de 5 mega).
- OBRIGATÓRIO: Possuir uma webcam/câmera para verificação de presença virtual, e microfone para interação durante as aulas (recursos estes que podem estar disponíveis no computador ou dispositivos moveis).