2023 - Raciocínio Clínico na Integração Sensorial: Do processo de avaliação ao Raciocínio Clínico - Curso Avançado - On-line/Presencial - Ludens Cursos

2023 – Raciocínio Clínico na Integração Sensorial: Do processo de avaliação ao Raciocínio Clínico – Curso Avançado – On-line/Presencial

Introdução

Curso Avançado em Integração Sensorial:

Raciocínio Clínico na Integração Sensorial: Do processo de avaliação ao Raciocínio Clínico.

Quando pensamos nas crianças que chegam às nossas Clínicas observamos uma diversidade de Diagnósticos que compõem as Disfunções Sensoriais, Neurológicas e Psiquiátricas e com demandas Sensório Motoras que impactam seu desenvolvimento sócio emocional e suas habilidades funcionais cotidianas (Atividades de Vida Diária, Atividades Escolares, Brincar e Participação Social). Entretanto, como há uma multiplicidade de fatores e incidência desses problemas e disfunções em todas as faixas etárias, torna-se necessário que os Terapeutas Ocupacionais estejam instrumentalizados para avaliar qualitativamente através de Avaliações não estruturadas com embasamento teórico clínico e quantitativamente com instrumentos Estandardizados que nos dão parâmetros numéricos e de incidência de eventos de acordo com as etapas do desenvolvimento. Sendo assim, os Terapeutas Ocupacionais que atuam como Integradores Sensoriais em sua prática clínica, necessitam desenvolver competências que os habilitem analisar qual a modalidade de avaliação que se torna elegível para cada caso a partir de sua singularidade clínica. Esse curso tem como objetivo principal aprofundar e instrumentalizar Terapeutas Ocupacionais na aplicação, interpretação e registro de distintos instrumentos avaliativos que compõe o processo de avaliação na Integração Sensorial. Baseado nos princípios da Integração Sensorial e do conhecimento e interpretação das diferentes metodologias de avaliação que envolve,  anamnese, aplicação da avaliação estruturada e não estruturada o Terapeuta Ocupacional será capaz de analisar os aspectos relevantes do caso clínico na perspectiva dos Padrões de Disfunção de Modulação do Input Sensorial (Defensividade Tátil, Insegurança Gravitacional e Aversão ao Movimento) e de Registro e Discriminação do Input Sensorial (Déficits Posturais/oculares; Déficit de Integração Bilateral Vestibular; Somatodispraxia e Visodispraxia). O processo de avaliação gera um raciocínio clínico singularizado que servirá como base fundamental para os objetivos a curto e longo prazo de tratamento.

Objetivos

• Identificar as etapas de avaliação em Integração Sensorial;
• Aplicar e interpretar avaliações estruturadas e não estruturadas;
• Desenvolver o Raciocínio Clínico a partir da análise dos processos avaliativos;
• Identificar as características específicas dos padrões de Disfunção Sensorial;
• Estabelecer os indicativos e metas para o Tratamento em Integração Sensorial.

Data, Horário e Local

CURSO HIBRIDO – ON-LINE E PRESENCIAL PRÁTICO

TURMA  OUTUBRO 2023 – INSCRIÇÕES ABERTAS

Dias:

17 a 21/10 (online) + 28 e 29/10 (prática)
PARTE ONLINE
17/10 (terça) – das 19 as 22 horas
18/10 (quarta) – das 19 as 22 horas
19/10 (quinta) – das 19 as 22 horas
20/10 (sexta) – das 18 as 22 horas
21/10 (sábado) – das 08 as 16 horas

PARTE PRESENCIAL/PRÁTICA
28/10 (sábado) – das 08:30 as 17:30 horas
29/10 (domingo) – das 08:00 as 12:00 horas

Local: 

HOTEL NACIONAL INN CAMPINAS
Av. Benedicto de Campos, 35
Bairro Jardim do Trevo
Campinas SP / CEP: 13030-100

Carga Horária: 32 horas

 

VAGAS LIMITADAS

Investimento

INSCRIÇÕES ABERTAS OUTUBRO 2023

INVESTIMENTO – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

 

R$ 2.370,00 à vista com desconto
no boleto para 15/08/2023

3 x R$ 916,66 no boleto 
para os dias 15/08, 15/09 e 05/10  de 2023
Total R$ 2.750,00

6x 458,33 sem juros
no cartão de crédito (via PagSeguro)
Total R$ 2.750,00

Em até 12 x R$ 257,95* no cartão de crédito via Pagseguro
parcelado de 7 a 12X com juros (*3,99% ao mês do PagSeguro)

• Na opção boleto, as parcelas são decrescentes com o passar dos meses. Quanto mais próxima a data de realização do curso, menor o número de parcelas. Deixando para se inscrever no último mês o pagamento será exclusivamente à vista.

 

O encerramento das inscrições está previsto para 30 dias antes da realização do curso ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

Parte I – Aspectos conceituais e fases do processo de avaliação
1- Conceituação, análise e interpretação das Avaliações sensório motoras em Integração sensorial;
2- Fases do processo avaliativo:
2.1 – Anamnese ocupacional e COPM: entrevista inicial que envolve a coleta de dados com informações que contribuem para o diagnóstico sensorial e identificação das dificuldades no desempenho ocupacional na perspectiva dos pais e ou cuidadores;
2.2 – Análise dos questionários complementares como o perfil sensorial 2 (Winnie Dunn, 2014) e Sensory Measure Profile SPM – Medida do Processamento Sensorial SPM (Diane Parham, 2010);
2.3- Introdução aos Testes Estandardizados e as respectivas funções qualitativas e quantitativas e sua importância no processo de avaliação da Integração Sensorial;
2.3.1 Observações Clínicas Sensório Motoras – Avaliação e aplicação clínica em crianças com dificuldades no desenvolvimento e processamento sensorial (segundo Blanche, Reinoso e Kiefer)
2.3.2 Comprehensive Observation of Proprioception – COP (Segundo Blanche, Reinoso, Bodison and Chang, 2012) – Compreensão das Observações sobre Propriocepção;
2.3.3 Bayley 4 (Nancy Bayley,2019) – Escalas Bayley de desenvolvimento do bebê e da criança pequena (16 dias a 42 meses);
2.3.4 Teste de Proficiência Motora (BOT™-2) (4 anos a 21 anos e 11 meses) (Bruininks-Oseretsky,2005);
2.3.5 Movement Assessment Battery for Children, 2nd Edition (Movement ABC-2) (3 anos a 16 anos e 11 meses) – Henderson, Sugden e Barnett, 2007;
2.3.6 Beery VMI (2 anos a 99 anos e 11 meses) – Beery, Buktenica e Beery, 2006;
2.3.7 TVPS-4 Test of Visual Perceptual Skills (4 anos a 18 anos e 11 meses) – Martin, 2017;
2.3.8 McMaster
3. Observações Clínicas Não Estruturadas: capacitação do Terapeuta Ocupacional para as Observações Clínicas não estruturadas e análise dos aspectos sensório motores e comportamentos sensoriais do paciente dentro do espaço terapêutico de Integração Sensorial;

Parte II – Análise do processo de Avaliação
1- A utilização do Espaço destinado para a prática da Integração Sensorial como um recurso para que o terapeuta possa detectar as dificuldades que a criança apresenta a partir de seus aspectos clínicos motores e sensoriais;
2- Compilação das etapas realizadas durante a avaliação e análise dos dados para gerar a hipótese diagnóstica em Integração Sensorial;
3- Refletir e analisar os impactos funcionais para o desenvolvimento global a partir das investigações clínicas em Integração Sensorial;
4- Formalização dos Relatórios.

Parte III – Raciocínio Clínico
1- Análise e discussão dos achados da investigação clínica no processo de avaliação;
2- Classificação das Disfunções de processamento sensorial e suas implicações de acordo com a complexidade de cada sujeito avaliado;
3- Indicativos dos objetivos e planos terapêuticos a partir do raciocínio clínico estabelecido para cada caso.

  • Aulas teóricas e práticas;

  • Uso de materiais multimídia (vídeos e slides) para análise de avaliações reais;

  • Prática no Espaço Terapêutico para leitura e análise dos aspectos clínicos relevantes de cada equipamento;

  • Trabalho em grupo para análise e confecção de Relatório Terapêutico Ocupacional;

  • Uso de materiais multimídia para análise de vídeos de avaliações dos ministrantes e dos alunos participantes que tenham interesse em trazer.

Terapeutas Ocupacionais que já tenham cursado:

Curso introdutório em Integração Sensorial ou Certificação em Integração Sensorial concluída ou em andamento (vide descrição em pré-requisitos).

  • Apostila

PRÉ-REQUISITOS: O participante deve ter cursado algum destes cursos (necessário comprovação): Curso introdutório em Integração Sensorial ou Certificação em Integração Sensorial concluída ou em andamento. Este é um curso avançado de Integração Sensorial. Por isso é necessário conhecimento prévio. Requisito obrigatório: Apresentação de certificado emitido por empresa idônea contendo mínimo de 24 horas de carga horária. Junto ao certificado apresentado, deve conter o conteúdo programático para verificação. Certificado sujeito à aprovação. Para este pré-requisito serão considerados cursos que atendam exigência mínima de conteúdo preliminar visando máximo aproveitamento do curso avançado, e que exista a presença mesmo que online de um instrutor qualificado, garantindo o aprendizado. Cursos com perfil autodidata, gravados integralmente ou apostilados, não serão aceitos para esta exigência.

 

Para acesso à plataforma de ensino virtual o aluno deverá providenciar obrigatoriamente:

  • Um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet,
  • Endereço eletrônico (e-mail) o mesmo fornecido na inscrição,
  • Boa conexão de internet (recomendável mínimo de 5 mega).
  • OBRIGATÓRIO: Possuir uma webcam/câmera para verificação de presença virtual, e microfone para interação durante as aulas (recursos estes que podem estar disponíveis no computador ou dispositivos moveis).
Sobre as Ministrantes
Ligia-Maria-de-Godoy-Carvalho-Terapeuta-Ocupacional-Integracao-Sensorial

Lígia Maria de Godoy Carvalho

Terapeuta Ocupacional
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Katiuscia Silva (Katú)

Terapeuta Ocupacional

Oi, tudo bem? Posso ajudar?