
Introdução
Curso Medida de Processamento Sensorial Segunda Edição (SPM-2) – On-Line ao Vivo
Você é um terapeuta ocupacional em busca de ferramentas eficazes para identificar e tratar desafios no processamento sensorial em seus pacientes? O curso de Medida de Processamento Sensorial Segunda Edição (SPM-2) é a oportunidade perfeita para você!
O que é o SPM-2?
O SPM-2 é um sistema integrado de escalas de medição que possibilita a avaliação de problemas de processamento sensorial, práxis e participação social em bebês de 4 meses até 87 anos, com questionários que devem ser respondidos por pais, professores ou cuidadores.
É muito utilizado e eficaz com crianças em idade escolar. Áreas Avaliadas pelo SPM-2: Processamento sensorial: como a pessoa percebe e responde aos estímulos sensoriais; Coordenação motora: avalia habilidades motoras finas e grossas;
Participação social: examina a interação e participação em diferentes contextos. Faixas etárias avaliadas – O SPM-2 é dividido em formulários específicos para: Infantil de 4 a 9 meses; Pré-escolar de 2 a 5 anos; Escolar de 5 a 12 anos; Adolescente-adulto de 12 a 87 anos.
Aplicação e interpretação: Preenchimento: pais, professores e cuidadores respondem a perguntas sobre o comportamento da criança;
Pontuação: as respostas são pontuadas e comparadas a normas padronizadas;
Relatório: gera-se um perfil sensorial para orientar intervenções.
Benefícios do SPM-2: Identificação precisa: permite uma avaliação detalhada de como a criança processa estímulos sensoriais;
Intervenções personalizadas: orienta a criação de estratégias de intervenção específicas para cada criança;
Participação familiar: envolve pais e cuidadores no processo de avaliação e intervenção.
Objetivo
Este curso foi cuidadosamente elaborado para capacitar terapeutas ocupacionais com o conhecimento e habilidades necessárias para implementar um instrumento padronizado que detecta de forma precisa crianças com dificuldades no processamento sensorial. Ao concluir este curso, você estará apto a utilizar a SPM-2 para avaliar e planejar intervenções eficazes, proporcionando um impacto positivo na vida de seus pacientes.
Programa do Curso:
- Processos de Integração Sensorial Ayres (ASI): Entenda os fundamentos e a importância da integração sensorial.
- Fatores e Síndromes Baseados em ASI: Identifique e diferencie os diversos fatores e síndromes relacionados ao processamento sensorial.
- Avaliação de ASI e Medidas Indiretas: Aprenda a realizar avaliações precisas utilizando medidas indiretas.
- Tomada de Decisões Baseada em Dados: Desenvolva uma abordagem estruturada para a tomada de decisões clínicas.
- Generalidades da Medida de Processamento Sensorial Segunda Edição (SPM-2): Conheça em detalhes o instrumento SPM-2 e suas aplicações.
- Formulários Específicos por Faixa Etária:
- Bebês e crianças pequenas (4 a 30 meses)
- Pré-escolar (2 a 5 anos) – Casa e escola
- Crianças (5 a 12 anos) – Casa e escola, ambientes
- Adolescentes (12 a 21 anos) – Casa, escola, autoavaliação
- Adultos (21 a 87 anos) – Autoavaliação, casa
- Domínios e Itens dos Sistemas Sensoriais: Explore os sistemas sensoriais visual, auditivo, paladar, olfato, tato, consciência corporal (propriocepção), equilíbrio e movimento (vestibular).
- Funções Integradas: Planejamento e ideias (praxis) e participação social.
- Princípios de Uso, Administração e Pontuação: Domine os princípios de uso, administração e pontuação da SPM-2.
- Interpretação e Vulnerabilidades: Aprenda a interpretar os resultados e identificar vulnerabilidades em cada nível.
Inscreva-se Agora! Não perca a chance de aprimorar suas habilidades e fazer a diferença na vida de seus pacientes. Inscreva-se no curso de Medida de Processamento Sensorial Segunda Edição (SPM-2) e transforme sua prática terapêutica!
• Aulas 100% ao vivo através de videoconferência.
• Aulas teóricas online.
• Interação simultânea entre alunos e professor durante as aulas.
- Graduados em Terapia Ocupacional
- Apostila digital enviada antes do início das aulas.
- Neste curso NÃO ESTA INCLUSO MANUAIS, FORMULÁRIOS OU QUALQUER ITEM DO KIT DESTE TESTE (o aluno deve adquirir original por conta própria para aplicação em pacientes se assim desejar, ou para acompanhamento durante as aulas – não obrigatório).
- A compra é feita diretamente com outras empresas, sem envolvimento ou responsabilidade da Ludens Cursos. Referência para compra internacional: https://www.wpspublish.com/spm-2.
- Certificado digital enviado após a conclusão do curso (haverá registro de presença digital).
Para melhor aproveitamento do curso, indica-se conhecimento introdutório em Integração Sensorial.
Requisitos Técnicos
Um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet, endereço eletrônico (e-mail) o mesmo fornecido na inscrição, e boa conexão de internet (recomendável mínimo de 10 mega). Indica-se também possuir uma webcam / câmera para verificação de presença virtual, e microfone para interação durante as aulas (recursos estes que podem estar disponíveis no computador ou dispositivos moveis que o aluno já possua).
Você conhece a versão revisada do Sensory Processing Measure (SPM-2)?
O que é o SPM-2?
O SPM-2 é um sistema integrado de escalas de medição que possibilita a avaliação de problemas de processamento sensorial, práxis e participação social em bebês de 4 meses até 87 anos, com questionários que devem ser respondidos por pais, professores ou cuidadores. É muito utilizado e eficaz com crianças em idade escolar.
Áreas Avaliadas pelo SPM-2
Processamento sensorial: como a pessoa percebe e responde aos estímulos sensoriais.
Coordenação motora: avalia habilidades motoras finas e grossas.
Participação social: examina a interação e participação em diferentes contextos.
Faixas etárias avaliadas
O SPM-2 é dividido em formulários específicos para:
Infantil: 4 a 9 meses
Pré-escolar: 2 a 5 anos
Escolar: 5 a 12 anos
Adolescente-adulto: 12 a 87 anos
Aplicação e interpretação
– Preenchimento: pais, professores e cuidadores respondem a perguntas sobre o comportamento da criança.
– Pontuação: as respostas são pontuadas e comparadas a normas padronizadas.
– Relatório: gera-se um perfil sensorial para orientar intervenções.
Benefícios do SPM-2
– Identificação precisa: permite uma avaliação detalhada de como a criança processa estímulos sensoriais.
– Intervenções personalizadas: orienta a criação de estratégias de intervenção específicas para cada criança.
– Participação familiar: envolve pais e cuidadores no processo de avaliação e intervenção.
Prontos para utilizar o SPM-2?
Ele é uma ferramenta poderosa para terapeutas ocupacionais e no site da Ludens Cursos tem um curso com inscrições abertas te esperando, com a referência Lia Soledad como instrutora. As vagas são limitadas.
#terapiaocupacional #processamentosensorial #SPM2
Data, Horário e Local
CURSO ONLINE
MAIO 2025 – INSCRIÇÕES ABERTAS
Dia: 30 e 31 de maio de 2025 – Sexta e Sábado
Horário: Das 8h às 13h
Carga horária: 10 horas.
Investimento
R$ 1.121,00 à vista com desconto
no pix
5x R$ 250,00 no boleto sem juros
para os dias 20/01, 20/02, 20/03, 20/04 e 20/05 de 2025
Total: R$ 1250,00
6x 208,33 sem juros
no cartão de crédito (via PagSeguro)
Total: R$ 1250,00
Em até 12 x R$ 117,25* no cartão de crédito via Pagseguro
parcelado de 7 a 12X com juros (* 3,99% ao mês do PagSeguro)
• Na opção boleto, as parcelas são decrescentes com o passar dos meses. Quanto mais próxima a data de realização do curso, menor o número de parcelas. Deixando para se inscrever no último mês o pagamento será exclusivamente à vista.
O encerramento das inscrições está previsto para 30 dias antes do primeiro dia do curso ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.
Sobre a Ministrante
Graduada em Terapia Ocupacional pela Facultad de Ciências de La Salud Y Servicio Social, UNMDP. Certificado em Integração Sensorial por Western Psychological Services e USC (Número de Provedor CE: PCE2790). Certificada no curso 101 DIR/FLOORTIME por the Interdisciplinary Council on Development and Learning, Inc. Presidente da AMTO (Associação Marplatense de Terapeutas Ocupacionais) 2015-2017. Diretora do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional da UNMDP. Conselheira acadêmica da faculdade de pós-graduação da FCSySS. Atualmente, trabalha no centro especializado em C.I.A.R no atendimento de crianças e adolescentes. Desde 2005, ministra e organiza cursos de pós-graduação na cidade de Mar del Plata, sobre integração sensorial, desenvolvimento neurológico, DIR / FLOORTIME, autismo, intervenção precoce e outros.
Autorregulação da Primeira Infância: Conhecendo os transtornos regulatórios e sua implicação no desempenho ocupacional da criança.
Da Regulação a Autorregulação: Avaliação e tratamento de transtornos regulatórios.
Sistema Visual, Coordenação olho-mão e Sistema HABRANET de Intervenção Neuromotora.