
Introdução
Curso Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade – Testagem computadorizada adaptativa (PEDI-CAT): teoria, prática e uso como ferramenta para o raciocínio profissional nas Intervenções com crianças e adolescentes.
Objetivo
Este curso online e ao vivo vai ensinar a teoria e a prática sobre o uso do teste padronizado PEDI-CAT (Pediatric Evaluation of Disability Inventory – Computer Adaptive Test ou Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, Testagem Computadorizada Adaptativa, em Português) na avaliação da funcionalidade de crianças, adolescentes e adultos jovens, de 0 a 20 anos, com diferentes condições de saúde. Além disso, irá capacitar profissionais para a aplicação, interpretação e documentação dos resultados do PEDI-CAT, em uma versão acessível, interativa e eficiente, que permite um melhor planejamento das intervenções terapêuticas. O PEDI-CAT é voltado aos profissionais da saúde das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia; e também da área da educação que trabalham com crianças e adolescentes com diferentes condições de saúde.
Programa do Curso:
- Fundamentação teórica
- Desenvolvimento da versão brasileira
- Aquisição do teste*
- Conteúdo e estrutura do teste: itens, categorias de resposta, versões
- Sistema de Testagem Computadorizada Adaptativa (CAT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI)
Treinamento para aplicação e pontuação das Habilidades Funcionais e Responsabilidade
- Vídeo com aplicação das Habilidades Funcionais, nos domínios Atividades Diárias (AD), Mobilidade (MB), Social/ Cognitivo (SC);
- Vídeo com aplicação do domínio Responsabilidade (RS);
Estratégias de entrevista
Relatório da testagem, interpretação dos escores e documentação dos resultados
- Obtenção, interpretação e documentação dos escores normativos (escore-T e percentil)
- Obtenção e interpretação do escore de ajuste
Obtenção, interpretação e documentação do escore contínuo e dos mapas de itens
Raciocínio profissional utilizando o PEDI-CAT;
- Discussão de dois casos clínicos, com ênfase na interpretação dos resultados do PEDI-CAT e no direcionamento para proposição de objetivos e planejamento de intervenções funcionais;
• Aulas 100% ao vivo através de videoconferência.
• Aulas teóricas online.
• Interação simultânea entre alunos e professor durante as aulas.
- O PEDI-CAT é voltado aos profissionais da saúde das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia; e também da área da educação que trabalham com crianças e adolescentes com diferentes condições de saúde.
- Apostila digital enviada antes do início das aulas;
- Certificado digital enviado após a conclusão do curso (haverá registro de presença digital).
Graduação em cursos da saúde ou da educação, compreensão básica sobre processos de avaliação.
Requisitos Técnicos
Um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet, endereço eletrônico (e-mail) o mesmo fornecido na inscrição, e boa conexão de internet (recomendável mínimo de 10 mega). Indica-se também possuir uma webcam / câmera para verificação de presença virtual, e microfone para interação durante as aulas (recursos estes que podem estar disponíveis no computador ou dispositivos moveis que o aluno já possua).
Data, Horário e Local
CURSO ONLINE
MAIO 2025 – INSCRIÇÕES ABERTAS
Dia: 24/05 de 2025 – Sábado
Horário: Sábado das 8h às 17h
Carga horária: 8 horas.
Investimento
R$ 690,00 à vista com desconto
no pix
5x R$ 154,00 no boleto sem juros
para os dias 14/01, 14/02, 14/03, 14/04 e 14/05 de 2025
Total: R$ 770,00
6x 128,33 sem juros
no cartão de crédito (via PagSeguro)
Total: R$ 770,00
Em até 12 x R$ 72,23* no cartão de crédito via Pagseguro
parcelado de 7 a 12X com juros (* 3,99% ao mês do PagSeguro)
• Na opção boleto, as parcelas são decrescentes com o passar dos meses. Quanto mais próxima a data de realização do curso, menor o número de parcelas. Deixando para se inscrever no último mês o pagamento será exclusivamente à vista.
O encerramento das inscrições está previsto para 30 dias antes do primeiro dia do curso ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.
Sobre a Ministrante
Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, especialista em desenvolvimento infantil em 2009, mestre (2012) e doutora (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação na UFMG, com doutorado sanduíche na Boston University (EUA). Atualmente, Maíra é professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) desenvolvendo projetos de pesquisa com instrumentos de avaliação e intervenções direcionados ao desempenho funcional de crianças e adolescentes. Desde 2018 ministra cursos online e presenciais sobre PEDI e PEDI-CAT.