Introdução
Objetivo
Parte I: Introdução a Integração Sensorial.
• Marco de referência teórica e da prática em Integração Sensorial
• Os sete órgãos dos sentidos: tato, visão, gustação, olfato, audição, vestibular e propriocepção
• Definição da Integração sensorial
• Princípios da integração sensorial
• Processos sensoriais integrativos
• Características da intervenção de Integração Sensorial
• Apresentação dos recursos materiais para a prática da IS
Parte II: Sistemas Sensoriais.
• Sistema Vestibular
o Neurofisiologia
o Função do sistema vestibular
• Sistema Somatosensorial – Propriocepção e Tátil
o Neurofisiologia
o Funções do Sistema Somatosensorial
Parte III: Processamento sensorial e as Disfunções Sensoriais.
• Modulação Sensorial
• Discriminação Sensorial
• Práxis
Parte IV: Como identificar os distúrbios sensoriais e a implicação nas atividades cotidianas.
Parte V:
• Indicativos para a intervenção a Integração Sensorial
• Princípios básicos do tratamento na Integração Sensorial para Terapeutas Ocupacionais e a interdisciplinaridade
o Integração Sensorial na Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo e nos Distúrbios de Aprendizagem.
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Aulas 100% ao vivo através de videoconferência; Aulas teóricas online; Interação simultânea entre alunos e professores durante as aulas.
- Terapeutas Ocupacionais
- Alunos do Último ano de Terapia Ocupacional
- Apostila digital enviada antes do início das aulas.
Recomenda-se Conhecimento básico sobre:
- Neurofisiologia do sistema nervoso.
- Patologias comuns à infância (Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo, RDNPM e nos Distúrbios de Aprendizagem).
- Leitura básica da teoria da Integração Sensorial.
Para acesso à plataforma de ensino virtual o aluno deverá providenciar obrigatoriamente:
- Um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet,
- Endereço eletrônico (e-mail) o mesmo fornecido na inscrição,
- Boa conexão de internet (recomendável mínimo de 5 mega).
- OBRIGATÓRIO: Possuir uma webcam/câmera para verificação de presença virtual, e microfone para interação durante as aulas (recursos estes que podem estar disponíveis no computador ou dispositivos moveis).
Sobre a Ministrante
Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas. Mestre e especialista em Educação Física Adaptada pela Unicamp. Especialista em Terapia da Mão pela USP. Formada no Método Bobath Infantil e no Hemiplegia do Adulto Básico e Avançado. Certificação Completa em Integração Sensorial pela WPS, Universidade do Sul da Califórnia. Curso Profissional Avançado “Excelência em Integração Sensorial Modelo MAGO – Modelo de Análise e Guia de Observação/Tratamento”, certificado pela Therapy West, Inc. Los Angeles Califórnia. Docente do curso introdutório de Integração Sensorial nos distúrbios neurológicos e de aprendizagem e docente convidada da Especialização em Neurologia Infantil da Unicamp e UFSCAR. Autora do capítulo “A atividade lúdica no processo terapêutico” do livro Lúdico, Educação e Educação Física (Unijuí, 1999) e do capítulo “Terapia Ocupacional na Reabilitação de Pacientes Neurológicos Adultos”, do livro Terapia Ocupacional – Reabilitação Física e Contextos Hospitalares (Roca, 2004).
Integração Sensorial: dos princípios teóricos às especificidades da técnica
Espaço Terapêutico e Raciocínio Clínico a partir da Experiência Prática em Integração Sensorial
O Autismo: as disfunções sensoriais, a comunicação e a alimentação sob o olhar da Integração Sensorial.
Integração Sensorial: Do processo de avaliação ao Raciocínio Clínico
Movement ABC-2 – Movement Assessment Battery for Children
Cuidar e Educar: o desafio para pais e professores de crianças especiais
Bases da Integração Sensorial para a formação profissional no Método TheraSuit/LLC