
Introdução
Interocepção e Desenvolvimento Infantil com Lia Soledad
Introdução ao Curso
Neste curso, inicialmente, exploraremos o papel essencial da interocepção no desenvolvimento infantil, enfatizando sua influência significativa na autorregulação emocional e física. Sob a orientação de Lia Soledad, você aprenderá como a autorregulação e a interocepção moldam o desenvolvimento infantil de maneira fascinante.
Corpo do Curso
Conceitos Fundamentais
Em seguida, abordaremos conceitos fundamentais, como a anatomia e fisiologia da interocepção, e prosseguiremos para discutir processos de regulação e desenvolvimento da consciência interoceptiva.
Impacto na Vida Cotidiana
Além disso, examinaremos cuidadosamente como a interocepção impacta atividades cotidianas das crianças, identificando sinais de disfunção e métodos eficazes de avaliação.
Estratégias e Intervenções
O que é mais importante, o curso também fornecerá estratégias baseadas em evidências para intervenções eficazes, com o objetivo claro de melhorar a participação e o bem-estar infantil.
Convidamos você a participar para adquirir tanto conhecimentos teóricos quanto práticos, e aprender a promover um desenvolvimento equilibrado e saudável na primeira infância. Finalmente, mergulhe no mundo da interocepção e do desenvolvimento infantil com Lia Soledad, aproveitando esta oportunidade única!
Objetivo
O objetivo principal deste curso é capacitar profissionais e estudantes da área de desenvolvimento infantil com conhecimentos e habilidades práticas sobre a interocepção e sua influência na autorregulação da primeira infância. Assim, ao final do curso, esperamos que os participantes sejam capazes de:
- Compreender a base neurocientífica da interocepção e sua relevância no desenvolvimento infantil;
- Além disso, identificar e avaliar sinais de disfunção interoceptiva em crianças, utilizando tanto métodos diretos quanto indiretos;
- Tambem, aplicar estratégias de intervenção baseadas em evidências, de modo a apoiar crianças na melhoria da autorregulação e participação em atividades diárias;
- Consequentemente, desenvolver um raciocínio clínico eficaz para criar planos de apoio personalizados, focados especialmente nas necessidades, interesses e potencialidades de cada criança;
- Por fim, facilitar um ambiente de aprendizagem colaborativo e enriquecedor, o que contribuirá para promover o desenvolvimento saudável e equilibrado na primeira infância.
Conteúdo Programático – Interocepção e desenvolvimento infantil com Lia Soledad
- Conceito de interocepção.
- Perspectiva da neurociência: anatomia e fisiologia do sentido interoceptivo.
- Processo de regulação da interocepção.
- Consciência interoceptiva.
- Processo de consolidação da consciência interoceptiva.
- Implicações nas ocupações da criança (brincar, alimentação, sono).
- Disfunção interoceptiva: sinais e sintomas.
- Avaliação indireta e direta.
- Identificando forças, interesses e desafios na participação.
- Raciocínio clínico.
- Intervenção baseada em evidências.
Inscreva-se Agora! Não perca a chance de aprimorar suas habilidades e fazer a diferença na vida de seus pacientes. Inscreva-se no curso Autorregulação na Primeira Infância: Interocepção e Consciência Corporal e transforme sua prática terapêutica!
Formato do Curso
Aulas ao Vivo
Em primeiro lugar, as aulas são 100% ao vivo através de videoconferência. Isso garante alta qualidade de aprendizado e interação.
Sessões Teóricas
Além disso, o curso inclui aulas teóricas online, oferecendo uma base sólida de conceitos essenciais.
Interação e Colaboração
Sobretudo, há interação simultânea entre alunos e professor durante as aulas, o que otimiza a experiência de aprendizado colaborativo.
- Enfermeiro(a)
- Fisioterapeuta
- Fonoaudiólogo(a)
- Médico(a)
- Nutricionista
- Psicólogo(a)
- Terapeuta Ocupacional
- E outros profissionais da saúde interessados no desenvolvimento infantil.
- Apostila digital enviada antes do início das aulas
- Certificado digital enviado após a conclusão do curso (haverá registro de presença digital).
Requisitos para Melhor Aproveitamento do Curso
Para assegurar um aproveitamento ideal do curso, recomenda-se, em primeiro lugar, que os participantes possuam conhecimento introdutório em Integração Sensorial.
Requisitos Técnicos:
Equipamento Necessário:
Inicialmente, é essencial ter um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.
Além disso, um endereço eletrônico (e-mail) que deve ser o mesmo fornecido no momento da inscrição.
Conectividade:
Para um funcionamento adequado, é necessária uma boa conexão de internet, sendo recomendável um mínimo de 10 mega.
Ferramentas de Interação:
Recomenda-se também possuir uma webcam/câmera para a verificação de presença virtual.
Um microfone, essencialmente, para interação durante as aulas.
Ressalta-se que esses recursos podem já estar disponíveis nos computadores ou dispositivos móveis que o aluno possua.
Data, Horário e Local
CURSO ONLINE
MAIO 2025 – INSCRIÇÕES ABERTAS
Dia: 16 e 17 de maio de 2025 – Sexta e Sábado
Horário: Das 8h às 13h
Carga horária: 10 horas.
Investimento
R$ 1.120,00 à vista com desconto
no pix
5x R$ 249,00 no boleto sem juros
para os dias 15/01, 10/02, 10/03, 10/04 e 10/05 de 2025.
Total: R$ 1249,00
6x 208,17 sem juros
no cartão de crédito (via PagSeguro)
Total: R$ 1249,00
Em até 12 x R$ 117,16* no cartão de crédito via Pagseguro
parcelado de 7 a 12X com juros (* 3,99% ao mês do PagSeguro)
• Na opção boleto, as parcelas são decrescentes com o passar dos meses. Quanto mais próxima a data de realização do curso, menor o número de parcelas. Deixando para se inscrever no último mês o pagamento será exclusivamente à vista.
O encerramento das inscrições está previsto para 30 dias antes do primeiro dia do curso ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

Lia Soledad Issa - Argentina
Sobre a Ministrante
Formação
- Lia Soledad é graduada em Terapia Ocupacional pela Facultad de Ciências de La Salud Y Servicio Social, UNMDP.
Certificações
- Possui Certificado em Integração Sensorial por Western Psychological Services e USC (Número de Provedor CE: PCE2790).
- Adicionalmente, é certificada no curso 101 DIR/FLOORTIME pelo Interdisciplinary Council on Development and Learning, Inc. Entre suas contribuições notáveis, atuou como Presidente da AMTO (Associação Marplatense de Terapeutas Ocupacionais) durante os anos de 2015 a 2017.
Cargos Atuais
- Atualmente, é Diretora do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional da UNMDP e também serve como Conselheira Acadêmica na faculdade de pós-graduação da FCSySS.
Trabalho
- Além de suas responsabilidades acadêmicas, atualmente trabalha no centro especializado em C.I.A.R, focando no atendimento de crianças e adolescentes.
Ensino
- Desde 2005, ministra e organiza cursos de pós-graduação na cidade de Mar del Plata, cobrindo temas essenciais como integração sensorial, desenvolvimento neurológico, DIR/FLOORTIME, autismo, intervenção precoce e muitos outros.
Especialização
- Autorregulação da Primeira Infância: Conhecendo os transtornos regulatórios e sua implicação no desempenho ocupacional da criança.
- Da Regulação à Autorregulação: Avaliação e tratamento de transtornos regulatórios.
- Sistema Visual, Coordenação Olho-Mão e Sistema HABRANET de Intervenção Neuromotora.