2025 – SOSI-M e COP-R – Presencial - Salvador - Campinas e João Pessoa - Ludens Cursos

2025 – SOSI-M e COP-R – Presencial – Salvador – Campinas e João Pessoa

Introdução

Introdução à Avaliação em Terapia Ocupacional: Observações Estruturadas da Integração Sensório-Motora – SOSI-M e Observações Detalhadas da Propriocepção-Revisada – COP-R

A utilização de diferentes instrumentos de avaliação nas observações clínicas estruturadas e não estruturadas pode, frequentemente, fornecer ao terapeuta ocupacional informações quantitativas e qualitativas sobre o perfil sensorial e motor da criança. Consequentemente, isso auxilia na compreensão de suas habilidades funcionais cotidianas, tais como: atividades de vida diária, atividades escolares, nas atividades lúdicas e na participação social.

Compreensão da Singularidade Clínica

Para entender a singularidade clínica de cada caso e aplicar uma avaliação abrangente, o terapeuta ocupacional deve ser capaz de identificar as necessidades específicas da criança. Dessa forma, eles podem estabelecer objetivos de tratamento a curto, médio e longo prazo. Assim, é crucial que o terapeuta ocupacional se aproprie do conhecimento teórico e prático dos instrumentos avaliativos, o que possibilita a sua aplicação efetiva e a análise interpretativa de cada protocolo.

Observações Clínicas segundo J. Ayres

O termo “observações clínicas” foi descrito por J. Ayres como um grupo de habilidades motoras e de comportamento relacionadas ao processamento sensorial. Estas observações são fundamentais, pois ajudam no diagnóstico da disfunção em Integração Sensorial (Ayres, 1972; 1984).

Protocolos Estruturados de Avaliação

Especificamente, as Observações Estruturadas da Integração Sensório-Motora SOSI-M (BLANCHE, REINOSO E KIEFER, 2020) e Observações Detalhadas da Propriocepção-Revisada COP-R (BLANCHE, REINOSO, BODISON AND CHANG, 2012) são protocolos padronizados baseados nas Observações Clínicas de Jean Ayres. Tanto SOSI-M como COP-R destinam-se a crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 14 anos e 11 meses, especialmente aqueles com dificuldades no desenvolvimento e processamento sensorial.

Componentes dos Protocolos SOSI-M e COP-R

Notavelmente, o SOSI-M é constituído de 14 itens baseados nas habilidades sensório-motoras: propriocepção, processamento vestibular, planejamento motor e controle postural. Em contrapartida, o COP-R contém 4 domínios fundamentais: Tônus e Alinhamento Articular; Manifestação Comportamental; Motor Postural e Planejamento Motor. Estes domínios são observados durante a aplicação do teste SOSI-M ou, alternativamente, através de observações clínicas não estruturadas.

Objetivo

Introdução ao Curso de Integração Sensorial

Primeiramente, este curso tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão sólida das bases teóricas da Integração Sensorial de Ayres. Com uma abordagem aprofundada, o curso busca explorar a importância fundamental do processo avaliativo na prática terapêutica ocupacional.

Compreendendo a Importância do Processo Avaliativo

Antes de mais nada, é essencial que os alunos entendam por que e como o processo avaliativo desempenha um papel crucial na definição de estratégias de tratamento efetivas. Este entendimento inicial servirá como uma base sólida para o aprendizado das técnicas práticas subsequentes.

Aplicação Prática das Avaliações SOSI-M e COP-R

Em seguida, os alunos serão orientados a aplicar na prática as avaliações Observações Estruturadas da Integração Sensório-Motora (SOSI-M) e Observações Detalhadas da Propriocepção-Revisada (COP-R). Esta etapa prática do curso é projetada para ajudar os alunos a adquirir habilidades tangíveis e aplicáveis, essenciais para a sua prática profissional futura.

Interpretação de Resultados Qualitativos e Quantitativos

Além disso, o curso oferece uma análise detalhada sobre como interpretar eficazmente os resultados tanto qualitativos quanto quantitativos dessas avaliações. Esta habilidade de interpretação é vital para a elaboração de objetivos de tratamento claros e pragmáticos.

Elaboração de Objetivos e Indicativos de Tratamento

Por fim, com uma base teórica e prática sólida, os alunos estarão capacitados a elaborar objetivos e indicativos de tratamento bem-definidos. Desta forma, ao terminar o curso, eles terão as ferramentas necessárias para abordar os desafios clínicos com confiança e precisão, promovendo melhoras significativas nas terapias sensoriais e motoras.

Com isso, ao concluir este curso, os participantes estarão aptos a não somente entender, mas também implementar de forma competente os conhecimentos adquiridos na prática da avaliação sensorial ocupacional.

Programa de Curso: Observações Estruturadas da Integração Sensório-Motora

Neste programa de curso, os participantes terão uma abordagem detalhada e bem estruturada das Observações Estruturadas da Integração Sensório-Motora (SOSI-M) e da Propriocepção Revida (COP-R). Através de uma combinação de teoria e prática, os alunos aprenderão a aplicação e interpretação desses instrumentos de avaliação terapêutica.


Teoria

Introdução aos Instrumentos de Avaliação

  • Objetivo: Fornecer aos alunos uma visão geral sobre o propósito e a aplicação das Observações Estruturadas da Integração Sensório-Motora SOSI-M e COP-R.

Materiais de Avaliação

  • Apresentação do Material: Abordagem dos instrumentos essenciais, incluindo manuais, formulários e materiais necessários para a correta aplicação dos testes.
  • Descrição dos Testes: Cada componente da avaliação SOSI-M será detalhadamente discutido, assim como o protocolo do COP-R.

Análise Detalhada dos Testes SOSI-M

Controle Postural e Sensório-Motor

  1. Romberg; Pé ante Pé e Equilíbrio em um Pé (Testes 1 a 12): Foco em Controle Postural, Vestibular e Proprioceptivo.
  2. Schilder’s Modificado (Testes 13 e 14): Avaliação da Propriocepção.

Planejamento Motor e Coordenação

  1. Skipping e Série de Saltos (Testes 15 a 18): Inclui Polichinelo a partir de 5 anos, Saltos simétricos e recíprocos a partir de 7 anos, focando no Planejamento Motor e Coordenação Motora Bilateral.

Controle Postural Avançado

  1. Alcance de Joelhos (Teste 19) e Extensão Antigravidade (Teste 20): Avaliação do controle postural integrado com funções vestibulares.
  2. Flexão Antigravidade (Teste 21): Enfatizando Controle Postural.

Movimentos Visuais e Proprioceptivos

  1. Movimentos Oculares (Testes 22 a 24): ABexame das capacidades Visuais e Vestibulares.
  2. Movimentos Lentos em Arco, Toque Sequencial de Dedos e Diacocinesia (Testes 25 a 30): Foco em Planejamento Motor e Propriocepção.

Ações Projetadas e Qualidade de Movimentos

  1. Ações Projetadas no Espaço (Testes 31 e 32): Avaliação do Planejamento Motor e Capacidade Vestibular.
  2. Observações Qualitativas: Análise de Fluidez, Cópia e Capacidade de assumir posições especificadas.

Análise dos Testes COP-R

Avaliação de Tônus e Comportamento

  • Tônus e Alinhamento Articular: Avaliação estrutural das capacidades articulares.
  • Manifestação Comportamental: Observação de padrões comportamentais relevantes ao desenvolvimento motor.

Funções Posturais e Planejamento

  • Postural Motor e Planejamento Motor: Identificação das habilidades motoras posturais e planejamento.

Sistema de Pontuação e Raciocínio Clínico

  • Pontuação Qualitativa e Quantitativa: Inclusão de metodologias de pontuação manual e eletrônica.
  • Raciocínio Clínico Baseado em Resultados: Discussão sobre a interpretação de diferentes perfis de avaliação para desenvolver relatórios clínicos conclusivos, tanto qualitativos quanto quantitativos.

Treinamento Prático

Demonstração e Execução

  1. Demonstração dos Materiais: Exibição e explicação detalhada dos materiais utilizados para aplicação das avaliações.
  2. Treinamento de Aplicação: Os alunos praticarão a administração de cada domínio dos testes, utilizando os manuais do SOSI-M e COP-R para guiar o processo de pontuação e interpretação, em atividades práticas em duplas.

Este curso é projetado não apenas para ensinar a teoria, mas também para capacitar os participantes com experiência prática essencial no uso desses instrumentos de avaliação avançada, garantindo a aplicação eficaz e significante na prática clínica diária.

  • Aula teórica e treinamento prático presencial para aprendizagem da aplicação do teste.

  • Demonstração da aplicação do teste pela instrutora com criança e treino em dupla pelos participantes

  • Terapeutas Ocupacionais

Apostila impressa, entregue no primeiro dia do curso (em português).

IMPORTANTE: O kit original do teste estará disponível durante o curso exclusivamente para uso durante o treinamento. O kit do SOSI-M e COP-R NÃO ESTÁ INCLUSO no material entregue aos alunos. Aos alunos interessados pela compra, podem adquirir o kit do teste diretamente com as empresas que o comercializam fora do Brasil (atualmente, material disponível em inglês ou espanhol). Certificado digital enviado após a conclusão do curso (haverá registro de presença).

Recomenda-se Conhecimento básico sobre:

  • Integração Sensorial

 

Pré-requisito:

  • Ser formado em Terapia Ocupacional
Data, Horário e Local

CURSO PRESENCIAL – NOVAS TURMAS

TURMA 1 – MAIO  2025 – SALVADOR – BA – Inscrições Abertas

Dias: 21 e 22 de maio de 2025 (quarta e quinta)

Horário: nos dois dias, das 8 às 16 horas

Local: Sotero Hotel
Endereço:
R. Dr. José Peroba, 97 – STIEP, Salvador – BA, CEP: 41770-235

Telefone: 0800 799 9925

Carga horária: 14 horas.


TURMA 2 – JUNHO  2025 – CAMPINAS – SP – Inscrições Abertas

Dias: 25 e 26 de junho de 2025 (quarta e quinta)

 

Horário: nos dois dias, das 8 às 16 horas

Local: Á definir

Carga horária: 14 horas.


TURMA 3  – Outubro  2025 – JOÃO PESSOA – PB – Inscrições Abertas

Dias: 03 e 04 de outubro de 2025 (sexta e sabádo)

Horário: nos dois dias, das 8 às 16 horas

Local: Á definir

Carga horária: 14 horas.

Investimento

R$ 1.852,00 à vista com desconto via PIX

Em até 6 x R$ 325,00 no boleto (datas e parcelas vide formulário)

6x 325,00 sem juros
no cartão de crédito (via PagSeguro)
Total R$ R$ 1.950,00

Em até 12 x R$ 182,81* no cartão de crédito via Pagseguro
parcelado de 7 a 12X com juros (*3,99% ao mês do PagSeguro)

• Na opção boleto, as parcelas são decrescentes com o passar dos meses. Quanto mais próxima a data de realização do curso, menor o número de parcelas. Deixando para se inscrever no último mês o pagamento será exclusivamente à vista.

 

O encerramento das inscrições está previsto para 30 dias antes da realização do curso ou poderá ser antecipado caso esgotem as vagas.

Ligia-Maria-de-Godoy-Carvalho-Terapeuta-Ocupacional-Integracao-Sensorial

Lígia Maria de Godoy Carvalho

Terapeuta Ocupacional
Sobre a Ministrante

Lígia Maria de Godoy Carvalho possui uma trajetória acadêmica e profissional notável na área de Terapia Ocupacional. Graduada em Terapia Ocupacional pela PUC-Campinas, ampliou seus conhecimentos com o título de Mestre e Especialista em Educação Física Adaptada, conferido pela Unicamp. Além disso, também se especializou em Terapia da Mão pela USP, demonstrando amplo interesse na área de reabilitação física.

Formação Especializada e Certificações

  • Método Bobath: Lígia é formada no Método Bobath Infantil e em Hemiplegia do Adulto, tanto em nível básico quanto avançado.
  • Integração Sensorial: Ela possui certificação completa em Integração Sensorial, obtida na WPS, Universidade do Sul da Califórnia. Além disso, completou o Curso Profissional Avançado de Excelência em Integração Sensorial, Modelo MAGO – Modelo de Análise e Guia de Observação/Tratamento, certificado pela Therapy West, Inc. em Los Angeles, Califórnia.

Atuação Acadêmica

Além de sua prática clínica, Lígia é ativa na educação de futuros terapeutas. Atualmente, é docente do curso introdutório de Integração Sensorial nos distúrbios neurológicos e de aprendizagem. Também é docente convidada nas especializações em Neurologia Infantil na Unicamp e UFSCAR.

Publicações

Lígia é autora de contribuições significativas no campo dos estudos sobre terapia ocupacional:

  • Participou do livro “Lúdico, Educação e Educação Física” (Unijuí, 1999) com o capítulo “A atividade lúdica no processo terapêutico.”
  • Escreveu o capítulo “Terapia Ocupacional na Reabilitação de Pacientes Neurológicos Adultos” no livro “Terapia Ocupacional – Reabilitação Física e Contextos Hospitalares” (Roca, 2004).

Cursos Ministrados

Lígia oferece variados cursos que abrangem desde fundamentos até práticas avançadas na integração sensorial:

  1. Integração Sensorial: dos princípios teóricos às especificidades da técnica – Este curso aborda desde os conceitos fundamentais até as técnicas específicas empregadas na prática de Integração Sensorial.
  2. Espaço Terapêutico e Raciocínio Clínico a partir da Experiência Prática em Integração Sensorial – Enfatiza o desenvolvimento do raciocínio clínico com base na experiência prática em ambientes terapêuticos.
  3. O Autismo: as disfunções sensoriais, a comunicação e a alimentação sob o olhar da Integração Sensorial – Oferece uma visão integrada das dificuldades sensoriais enfrentadas por indivíduos com autismo, particularmente em áreas de comunicação e alimentação.
  4. Integração Sensorial: Do processo de avaliação ao Raciocínio Clínico – Foca na transição do processo avaliativo para o desenvolvimento de um raciocínio clínico robusto.
  5. Movement ABC-2 – Movimento e Avaliação de Crianças – Curso orientado para a avaliação das habilidades motoras em crianças usando a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças.
  6. Cuidar e Educar: o desafio para pais e professores de crianças especiais – Possibilita aos pais e professores estratégias práticas para lidar com desafios na educação e cuidado de crianças com necessidades especiais.
  7. Bases da Integração Sensorial para a formação profissional no Método TheraSuit/LLC – Focus no Método TheraSuit e suas aplicações práticas na terapia ocupacional, particularmente em contextos de reabilitação.

Oi, tudo bem? Posso ajudar?