Introdução
DA CONCEPÇÃO À INFÂNCIA
O Master Course Sensory Beginnings: Processamento sensorial da concepção à infância, é um curso avançado, perfeito para quem deseja aprender e/ou aprimorar sua compreensão de como o processamento sensorial afeta o desenvolvimento do bebê e da criança pequena, e assim prover o melhor cuidado possível com informações sensoriais desde o nascimento até os dois anos de idade em ambientes pré-natais, neonatais, perinatais e de intervenção precoce.
Objetivo
O QUE VOCÊ VAI APRENDER?
Ao concluir o curso, você será capaz de:
- Distinguir os marcos críticos do desenvolvimento do sistema sensorial
- Descrever o impacto da sensação no desenvolvimento do cérebro
- Identificar teoria relevante, modelos de prática, ferramentas de avaliação e pesquisa atual.
- Identificar os sinais comportamentais infantis e ser capaz de reconhecê-los na sua avaliação de regulação sensorial, fornecendo assim, os melhores ambientes sensoriais para promover o desenvolvimento infantil.
Analisar como o desenvolvimento sensorial e os ambientes sensoriais ajudam no desempenho das ocupações infantis.
O QUE O CURSO ABORDA?
Módulo 1: Introdução à criação de ambientes sensoriais estimulantes para bebês
Módulo 2: Conheça sua neurobiologia
Módulo 3: Estruturas e funções de nossos sistemas sensoriais
Módulo 4: Estresse
Módulo 5: Nutrindo ambientes sensoriais: O espaço do útero
Módulo 6: A unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN)
Módulo 7: Espaço materno: nutrindo ambientes sensoriais – 0-12 meses
Módulo 8: Atividades maternas e expectativas – 0-12 meses
Módulo 9: Espaço paterno – nutrindo ambientes sensoriais – 12-24 meses
Módulo 10: Atividades paternas e expectativas – 12-24 meses
Módulo 11: Nutrindo ambientes sensoriais: Uso terapêutico de si mesmo.
- Este treinamento será ministrado ao vivo e on-line, por Emily e Lindsay, durante 3 dias – 20 h.
-
Aulas teóricas online; Interação simultânea entre alunos e professores durante as aulas.
- Terapeutas Ocupacionais
- Fisioterapeutas
- Fonoaudiólogos
- Psicólogos
- Médicos
- Professores de Educação Infantil
- Psicopedagogos.
- Enfermeiros
- Enfermeiros Neonatal – UTI-N
- Apostila digital enviada antes do início das aulas.
Recomenda-se Conhecimento básico sobre:
- Neurofisiologia do sistema nervoso.
- Patologias comuns à infância (Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Autismo, RDNPM e nos Distúrbios de Aprendizagem).
- Leitura básica da teoria da Integração Sensorial.
Para acesso à plataforma de ensino virtual o aluno deverá providenciar obrigatoriamente:
- Um computador ou dispositivo móvel com acesso à internet,
- Endereço eletrônico (e-mail) o mesmo fornecido na inscrição,
- Boa conexão de internet (recomendável mínimo de 5 mega).
- OBRIGATÓRIO: Possuir uma webcam/câmera para verificação de presença virtual, e microfone para interação durante as aulas (recursos estes que podem estar disponíveis no computador ou dispositivos moveis).
Sobre as Ministrantes
EMILY HILLS – Terapeuta Ocupacional (Reino Unido)
Eu me formei na Brunel University em 2001 com um BSc (Hons) em Terapia Ocupacional e na Southampton University em 2018 com um MSc em Estudos Neonatais. Atualmente trabalho em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) em Londres. Eu lidero cuidados de desenvolvimento, avaliações neurocomportamentais e neurodesenvolvimentais na UTIN e intervenções de desenvolvimento, incluindo acompanhamento após a alta. Sou apaixonada por cuidados centrados na família e em criar o ambiente sensorial ideal para bebês prematuros e suas famílias. Eu sou uma terapeuta neonatal certificada (CNT). Concluí os Programas Newborn Individualised Developmental Care Assessment Program-NIDCAP, Advanced Prechtl General Movement Assessment, Neonatal Behavioural Assessment Scale – NBAS e Newborn Behavioural Observation – NBO.
LINDSAY HARDY – Terapeuta Ocupacional (Reino Unido)
Trabalhei por mais de 30 anos como TO e fui vital no desenvolvimento do primeiro curso de módulo 4 de integração sensorial do Reino Unido. Essa experiência me fez querer continuar ensinando e compreendendo o processamento sensorial em crianças pequenas. Agora sou Diretora de Serviços Clínicos da Pace, um centro de terapia e educação para crianças desde o nascimento até 18 anos. Lidero uma equipe de terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos que fornecem serviços de intervenção precoce para bebês ex-prematuros e com risco de atraso no desenvolvimento, terapia para crianças com paralisia cerebral, espectro autista e outras dificuldades de aprendizagem e desafios emocionais-comportamentais. Também trabalho com supervisão clínica e orientação a muitos terapeutas que trabalham no NHS e em particular.