26 de março de 2024

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por: Murilo

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Seu espaço terapêutico é adequado?

Entenda de uma vez por todas se seu espaço terapêutico é adequado

Consultamos nossa TO Lígia Carvalho, referência em Integração Sensorial de Ayres, para saber como seria um espaço terapêutico adequado para a aplicação prática da IS. De acordo com Lígia, ele deve ser projetado para oferecer experiências sensoriais variadas e controladas para que haja uma intervenção correta.

Algumas características importantes devem ser consideradas ao se criar um espaço de Integração Sensorial adequado. Existem medidas de fidelidade que devem ser seguidas envolvendo elementos processuais (critérios para aplicação da IS) e estruturais (dizem respeito ao espaço terapêutico e a formação do TO para a técnica de IS).

Entre os elementos processuais que devem permear a prática de IS, é importante citar:

– experiências sensoriais que garantem que pelo menos 2 dos 3 sistemas sejam contemplados na atividade.

– garantir a segurança física, preservando um ambiente adequado à aplicação da IS, bem como o terapeuta ser habilitado a usar os equipamentos com segurança.

– ajustar as atividades para que o desafio seja justo e de acordo com as necessidades e capacidades de cada criança, bem como colaborar com a criança na escolha da atividade de forma que a motivação e a demanda sejam avaliadas e consideradas.

– apoiar a motivação para o jogo e a brincadeira, de forma que a atividade lúdica faça parte do processo terapêutico.

estabelecer uma aliança terapêutica entre a criança e o terapeuta para que o tratamento se efetive e uma relação de confiança seja estabelecida.

– assegurar o sucesso durante o processo terapêutico é benéfico para a autoconfiança e autoestima, encorajando a criança a buscar novos desafios.

– dar suporte e desafiar o controle postural /ocular / oral e de coordenação motora bilateral é a garantia para melhorar e aumentar as respostas adaptativas relacionadas à performance sensório-motora.

– dar suporte à modulação sensorial para estabelecer e manter o estado de alerta ótimo e garantir níveis de atenção, engajamento e de atividade.

– desafiar a práxis e a habilidade de organização de comportamento inclui a habilidade de conceituar e planejar novas tarefas motoras e organizar seu próprio comportamento no tempo e espaço.

Além disso, os elementos estruturais apontam para dados referentes a altura e posição adequadas para cada equipamento e recurso, espessura de colchonetes, tatames próprios, pilastras revestidas com proteção de espuma, fácil acesso da criança aos equipamentos de IS, proteção com telas em determinadas alturas e muitos outros detalhes e medidas.

O mundo da IS é mesmo encantador, mas ao mesmo tempo demanda muito conhecimento de cada etapa. E a Ludens Cursos pode te ajudar a ter sucesso nessa trilha de conhecimentos e experiências.